Dicas, Ferramentas, Uncategorized

Instalar “na mão” é coisa do passado

Instalando um computador do zero e bateu aquele desespero só de pensar na quantidade de downloads e cliques em “Next >”?

O arquiteto inventou que você precisa usar uma ferramenta nova, que requer a instalação de outras 2 ou 3 outros pacotes? E errar um passo da instalação quer dizer fazer tudo de novo?

Bom, se você vive no mundo feliz onde um apt-get dá conta do recado, pode parar de ler por aqui. Mas no caso de usar Windows, como faz?

A resposta é simples: Chocolatey. Com ele, é possível instalar, por exemplo, o git através de um comando no prompt:

> cinst git.install

O comando acima se encarrega de buscar no site do Chocolatey a versão mais recente do pacote de instalação do git (atenção: pacotes podem estar usando versões mais antigas da aplicação — verifique antes de assumir que isso vai instalar a versão mais recente).

E se você fizer isso para instalar todos os pacotes que você usa, descobrir quais pacotes estão instalados (para o setup de uma máquina parecida) também é fácil:

> clist -lo

Curtiu? Quer mais? Uma extensão do Chocolatey é o Boxstarter (cinst boxstarter), uma versão com esteróides da ferramenta — ele oferece duas coisas legais:

  1. Tolerância a reboots: com ele, quando a instalação requerer/forçar uma reinicialização, o script pode seguir rodando;
  2. Suporte nativo a download de scripts de instalação;

Somando as duas coisas acima, tendo o box starter, o comando abaixo deixaria a máquina de vocês com um setup semelhante a uma VM que acabei de criar:

> Install-BoxPackage https://gist.githubusercontent.com/dclucas/4e0067a0f53638791576/raw/96e145bffd082e59a67b110a6dad746627f0a5d6/gistfile1.ps1

Por sinal, se tiver curiosidade de ver o setup, basta clicar aqui.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s